O RIBA Lubetkin Prize, concedido anualmente ao melhor edifício construído fora da União Européia, foi ganho este ano por Wilkinson Eyre e Grant Associates pelo projeto Cooled Conservatories, Gardens by the Bay, em Singapura.O prêmio, concedido a Wilkinson Eyre também em 2012 pelo Guangzhou International Finance Centre, está agora em sua 13ª edição.
Ao anunciar a notícia, Stephen Hodder, Presidente do RIBA, comentou:
"...houve muitas tentativas de projetos de estufas, visando mostrar às pessoas o que a natureza tem a oferecer. O Reino Unido é pioneiro com o projeto Kew e mais recentemente o Eden Project. O que Wilkinson Eyre fez em Singapura é algo muito mais difícil e impressionante, resfriar plantas em um clima subtropical é, necessariamente, menos eficiente em termos de energia que simplesmente manter as plantas na temperatura ambiente. Entretanto, eles construíram estufas que cobrem dois hectares e que são carbono-positivas. Além disso, expandiram os limites não apenas ambientalmente, mas também estruturalmente, presenteando a cidade com um novo ícone."
Como descrito pelo RIBA, "o projeto Cooled Conservatories, Gardens by the Bay são as maiores estufas com controle climático do mundo e são um projeto chave para o Governo de Singapura. O projeto enfrentou a difícil tarefa de criar um ambiente resfriado em um conjunto de estufas, que são mais comumente associadas a condições climáticas quentes. Os arquitetos trabalharam com engenheiros estruturais e ambientais, arquitetos paisagistas e horticultores para criar uma solução elegante e integrada."
O júri - que incluía Stephen Hodder, Alison Brooks, Meredith Bowles, Peter Clegg e o chefe de premiações do RIBA, Tony Chapman - escolheu o projeto vencedor dentre uma seleção que incluía também o Galaxy Soho em Pequim, de Zaha Hadid, e Via Verde - The Green Way em Nova York, de Grimshaw em conjunto com Dattner Architects.
Além do Lubetkin Prize, o RIBA também concedeu o Stirling Prize 2013 ao projeto Astley Castle e a Manser Medal 2013 à Slip House.
Referêcias: RIBA